PHP ainda vale pena ? é relevante?

PHP ainda vale pena ? é relevante?

PHP ainda vale pena ? é relevante?

Essa tem sido uma pergunta que vem crescendo ou pelo menos tenho visto em alguns lugares essa pergunta sendo feita. Por isso resolvi escrever sobre o tema.

De acordo com a pesquisa anualmente feita pelo stackoverflow sobre a popularidade das tecnologias.

O PHP aparece entre o top 5 das linguagens em que as pessoas não almejam envolver-se em um trabalho com a mesma.

Este é o top 5 das linguagens mais “temidas”

  1. VBA: 75.2%
  2. Objective-C: 68.7%
  3. Assembly: 64.4%
  4. C: 57.5%
  5. PHP: 54.2%

Putz… o PHP apareceu… em quinto então isso é um mal presságio.

Bom, vamos analisar alguns dados e características interessantes sobre o php.

Fato sobre o uso do PHP.

O php é de longe a linguagem mais utilizada em sites, blogs e vários outros sistemas web.

Tomemos o wordpress onde 34% dos sites são feitos utilizando está plataforma de CMS. Isso já deixa claro que existe um mercado ativo feito com a tecnologia php.

Aqui você pode ver o comparativo:

https://w3techs.com/technologies/overview/content_management/all

Outros atrativos interessante da linguagem php é a sua flexibilidade e curva de aprendizado muitas vezes sendo menor comparado a outras tecnologias.

Claro que para tornar se um bom desenvolvedor de qualidade isso requer tempo de estudo e uma boa experiência independente de tecnologias. E é isto que faz o diferencial no uso de uma linguagem de programação.

PHP: as coisas são feitas de qualquer maneira… É a linguagem de sobrinho.

Bom, essa afirmação pode ser verdadeira se aquele que utiliza a linguagem trabalha de qualquer maneira, mesmo sendo uma linguagem que seja flexível. Muitos bons projetos continuam sendo feitos em php e com boas práticas de desenvolvimento.

Vamos considerar alguns pontos para aprender o php.

1 – É fácil começar com PHP tem uma curva de aprendizado menor.

2 – Suporte da Comunidade: Alguns dizem que o php foi escrito de bobos para bobos. Ser a tecnologia usada em mais de 30% dos sites não é algo bobo. Ele está presente desde blogs simples a outras  sistemas mais complexos.

3 – Bem documentado: basta dar uma olhada na documentação oficial da linguagem e ver como é feita. php.net

4 PHP não tem recursos modernos: Caso esteja falando de recursos como execução assíncrona e não bloqueante você pode ver mais sobre isso com a biblioteca  ReactPHP Closures também já estão disponíveis em php.

5 – PHP é seguro: Este parece polêmico, mas voltando ao que foi dito no início tudo vai depender de como a sua aplicação é desenvolvida. Seu código foi feito pensado e planejado para precaver se de falhas de segurança já bem conhecidas? Nenhuma linguagem está livre de falhas cada tecnologia tem suas falhas e limitações. A grande questão é aprender a usar os melhores recursos que cada tecnologia possui e já implementar soluções que filtrem as falhas mais comuns de uma aplicação.

6 – PHP stric types: Com o php 7 você já pode utilizar a declaração de tipos restrita.

Espero que tenha contribuído caso esteja em dúvidas se deve continuar estudando e investindo seu tempo em aprender mais sobre PHP.

Lembre -se, nenhuma tecnologia tem a solução para todos os problemas, mas cada uma delas tem suas vantagens para um problema.

Isso é tudo.

 

Siga e compartilhe:
error

4 comentários sobre “PHP ainda vale pena ? é relevante?

  1. Legal. Vale lembrar que sobre execução assíncrona e typed já estão implementadas no PHP 8, incluindo o tão sonhado JIT compiler (php 7.4 ja teve bastante implentação sobre essas novas funcionalidades). Uma linguagem que não para, só ver a periodicidade dos commits.

  2. Legal Bruno, eu descobri recentemente essa biblioteca do ReactPHP. O PHP vem melhorando a cada versão. Isso é bom para todos que utilizam a tecnologia. Preciso ver os últimos features dessa versão 7.4.

  3. Legal, sou desenvolvedor DELHPI, e preciso aprender uma linguagem que me de suporte a evoluir no campo WEB, e vejo no PHP essa sincronia, e “ouço” falar muito bem sobre ela, alem claro da estabilidade que foi conseguida a longa data. Sera que sendo programador Delphi, consigo eu ter um estudo e aprendizado legal? dificil ne? Porem PHP com os frameworks sao FREE, e os bancos de dados tambem sao?

    • Acredito que consegue sim! Você já conhece lógica de programação e já é programador. Os frameworks em PHP são free sim: Laravel, symfony e você tem opções de banco de dados free tb.
      MariaDB que é semelhante ao mysql o postgree e também pode experimentar aplicações com base de dados NOSQL como MongoDB.
      O PHP tem seu espaço garantido no mercado.

Deixe um comentário

Enter Captcha Here : *

Reload Image